Usar joias de ouro e prata sempre esteve na moda, e essa é uma coisa que nunca vai deixar de estar. Porém esse é um tipo de artigo caro, e é muito difícil achar uma joia por um preço acessível. Para acabar com esse problema foram inventadas as semi-jóias, que não são de ouro ou prata puro, mais são revestidos por eles.

Porém quando a questão é semi-jóias existem dois tipos: as banhadas e as folheadas. Muitas pessoas acham que não, mais existe uma diferença entre elas.

As peças folheadas consistem em mergulhar um metal-base em uma solução de sais de ouro e ligá-lo à uma corrente elétrica. Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro pólo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro pelo líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada.

A espessura desta camada dependerá do tempo de douração (ficar dourada). Uma boa douração tem a espessura de 0,02 mm ou 20 microns. Peças que possuem uma espessura inferior a 5 microns são consideradas populares e de qualidade duvidosa.

Já as banhadas são feitas geralmente de cobre e depois recebem apenas um banho de ouro e por isso perdem a cor. Agora a diferença é que a semi-jóia banhada recebe apenas um banho, e a semi-jóia folheada recebe vários banhos o que torna a peça banhada mais frágil.

2 Responses to Joias banhadas e folheadas, qual a diferença?
  1. Eu sabia dessa diferença, mas a explicação foi mais esclarecedora que as outras que encontrei. A questão é: Como saber identificar na hora da compra…eu confecciono bijuterias e semi-joias e vejo dificuldade nessa questão. As empresas estão vendendo “gato por lebre” , e nós, leigos na parte industrial, acabamos, muitas vezes, enganando nossos clientes. Se vocês pudessem dar umas dicas de identificação, tenho certeza, que muitos leitores ficariam gratos. Desde já, parabéns pela postagem e pela honestidade.

  2. Esta explicação está errada.
    No folheado ou chapeado, que é adequado para peças planas, a fina camada de ouro é aderida ao metal base por copressão.
    Este processo está praticamente extinto.
    E no banhado a aderencia é feita por eletrólise, isto é, eletrodeposição de ouro em metal base qualquer.
    Hoje em dia, a diferença entre folheado/chapeado e o banhado é definido pela duração em que o processo de eletrólise é utilizado, depositando menos ou mais ouro. Assim menos de 5microns não pode ser considerada jóia, que de boa qualidade tem em torno de 20 microns.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *